Prof. Dra. Maristela de Paula Andrade (PPGCSOC-UFMA)
Possui Doutorado em Ciências Humanas (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (1990). Realizou um pós doutorado na UAB, em Barcelona, em 1999. Atualmente, é professora associado III aposentada da Universidade Federal do Maranhão, onde atua no Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais e na coordenação do Grupo de Estudos Rurais e Urbanos. Pesquisa principalmente os seguintes temas: economia camponesa e identidade étnica; conflitos agrários e ação oficial no campo; novos movimentos sociais rurais; comportamento político dos camponeses; sistemas de classificação da natureza, conhecimento local e práticas produtivas tradicionais;impactos de chamados grandes projetos para grupos camponeses.
Prof. Dra. Vanda Maria Leite Pantoja (UFMA)
Doutora em Antropologia pela Universidade Federal do Pará – UFPA. Professora no Programa de Pós-Graduação em Sociologia PPGS/UFMA. Professora adjunta IV da Universidade Federal do Maranhão, Campus II. Coordenadora do Núcleo de Estudos Sociedade e Cultura na Amazônia Oriental – NESCAO. Membro do grupo de pesquisa “Simbolismo, Religião e Saúde” do Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Pará.
Prof. Dra.Rejane Cleide Medeiros de Almeida (UFT)
Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás, faculdade de Ciências sociais (2017), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2009).Especialista em Educação do campo e Agroecologia (2017). É professora Adjunta da Universidade Federal do Tocantins, atuando no curso de educação do campo, Campus de Tocantinópolis. Atua como professora do Programa de Pós-graduação Cultura e Território- PPGCULT, UFT, campus Araguaína. Tem experiência e interesse na área de Sociologia Rural e Educação, atuando nos seguintes temas: Cultura, Território, territorialidades, Movimentos sociais do campo, Práticas agroecológicas, formação de educadores/as do campo, educação popular, nova cartografia social, povos e comunidades tradicionais.
Prof. Dr. Raimundo Lima dos Santos (UEMASUL)
Doutor em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. Estágio de Doutorado Sanduíche, com bolsa Capes, na Université Paris 3 Sorbonne Nouvelle. É Professor Adjunto do curso de História da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, campus de Imperatriz, e pesquisador do grupo de pesquisa GELITI (Grupo de Estudos Literários e Imagéticos). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea, atuando principalmente nos temas: História da América, História do Maranhão, História e Literatura.
Prof. Dra. Célia Regina Congilio (UNIFESSPA)
Possui Doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/CNPq (2004). Atualmente é professora em regime de DI na UNIFESSPA, vinculada à Faculdade de Ciências Sociais do Araguaia Tocantins, ao Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia. e ao Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação. É pesquisadora do Núcleo de Estudos de Ideologias e Lutas Sociais (NEILS/PUC-SP) e também líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Mudança Social no Sudeste Paraense (GEPEMSSP). Desenvolveu o Pós-doutorado com o projeto MINERAÇÃO NA AMAZÔNIA: ESTADO, TRABALHO E SOCIEDADE NA CADEIA PRODUTIVA DO AÇO, na Universidade Estadual de São Paulo- Campus de Araraquara, sob supervisão da Profa. Dra, Maria Orlanda Pinassi.
Prof. Dra. Maria Nilsa de Almeida (USP)
É Mestre em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo(2008) e Doutora em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo(2019). Possui conhecimentos em Teologia e tem experiência na área de Direito Canônico, Orientação Vocacional, Famílias Recompostas e Justiça Eclesiástica.
Rogério de Carvalho Veras
Doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista – UNESP/Assis (2018), Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão (2008), Graduado em Licenciatura em História pela Universidade Estadual do Maranhão (2005), Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (2012). É professor da Universidade Federal do Maranhão, campus de Imperatriz. Desenvolve pesquisas na área de Memória e Biografia, História e Antropologia da Religião com ênfase no protestantismo. Áreas de interesse e atuação profissional: História, Biografia e Memória, História do Protestantismo, História do Maranhão, Antropologia da Religião. Integro os grupos de Pesquisa: História, Religião e Cultura Material (UFMA); Memento: memórias, trajetórias e biografias (UNESP/ASSIS) e o Núcleo de Estudos Sociedade e Cultura na Amazônia Oriental.
Prof. Dr. Moab César Carvalho Costa (UEMASUL)
Doutor em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2017), mestre em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2011), graduado em História pela Universidade Estadual do Maranhão (1998), líder do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em História das Religiões – NEIHR, membro da Rede Latino Americana de Estudos Pentecostais – RELEP e da Associação Brasileira de História da Religião – ABRH, e é professor adjunto I do Curso de História da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL.
Prof. Dr. Marcelo Domingos Sampaio Carneiro (PPGCSOC-UFMA)
Possui Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e estágio doutoral na École des Hautes Etudes em Sciences Sociales (2003). Atualmente é Professor Associado 4 da Universidade Federal do Maranhão, com estudos que se concentram na análise das relações entre economia, trabalho e natureza. É Bolsista de Produtividade do CNPq (PQ-2).
Prof. Dr. Fagno da Silva Soares (IFMA)
Doutor em Geografia Humana pela FFLCH/USP, Doutorado em História Social/Contemporânea pela UFF, mestre em História do Brasil pela UFPI, graduado em História pela UEMA, pesquisador do Núcleo de Estudos de História Oral NEHO/USP e do Grupo Trabalho Escravo Contemporâneo GPTEC/UFRJ, participou do XVIII Escola Doutoral Internacional/Fábrica de Ideias UFBA. Líder do CLIO & MNEMÓSINE Centro de Estudos e Pesquisas em História Oral e Memória IFMA e Pesquisador do História do Tempo Presente na Amazônia CNPq/UFPA. Tem-se enveredado pela pesquisa acerca do processo de combate e enfrentamento à escravização contemporânea de trabalhadores/ras rurais do Maranhão na Pré-Amazônia e garimpeiros/ras maranhenses na Amazônia Paraense. Em seu Currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica são: história oral, identidade, memória, tempo presente, Amazônia e mais recentemente histórias do ensino de história
Maciel Cover
Possui Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (2015) com estágio doutoral (PDSE/CAPES) no Programa de Economia Humana da Universidade de Pretória/África do Sul. Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais na Universidade Estadual de Campinas (2018). É Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins, atuando no Curso de Licenciatura em Educação do Campo: Artes e Música, campus de Tocantinópolis, onde também foi coordenador (2016-2017). Foi coordenador do Curso de Aperfeiçoamento Escola da Terra da Universidade Federal do Tocantins (2017-2018). Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Maranhão. Integra o coletivo de pesquisadores do Sub/7/Rede Universitas-Brasil.