Dia 07, quinta-feira
GT1 – CONFLITOS POR TERRITORIALIDADES NOS PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO NA FRONTEIRA: Lutas e resistências das populações do campo. (Apresentação especial somente no dia 7 no horário das 8h às 12h e das 14 às 17h).
Manhã:
1. OS CAMINHOS DAS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU NA AMAZÔNIA MARANHENSE: NÃO DERRUBE ESSA PALMEIRA!
Francisca Regilma de Santana Santos,
2. QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU. MUDANÇA NA ESTRUTURA FUNDIÁRIA DA ESTRADA DO ARROZ DE IMPERATRIZ/MA
Daniel Ribeiro Figueiredo,
3. TRANSFORMAÇÕES NA PAISAGEM DO RIO TOCANTINS EM FILADÉLFIA-TO: NO ÂMBITO DE DESENVOLVIMENTO DA FRONTEIRA AMAZÔNICA
Helenita Rabelo Duarte
4. OS CAMINHOS DA PSICOLOGIA COMUNITÁRIA E DA EDUCAÇÃO POPULAR COMO FORMAS DE RESISTÊNCIA NA LUTA PELA CONQUISTA DA TERRA DO ACAMPAMENTO VIVA DEUS DE IMPERATRIZ/MA
Marcos Moreira Lira, Betânia Oliveira Barroso E João Lucas Bruno E Silva
5. MAPEAMENTO SOCIAL DOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS NO ASSENTAMENTO DEUS É GRANDE: TRAJETÓRIAS DE RESISTÊNCIAS.
Michel Kleiton Saraiva Melonio
6. ORALIDADE E ESCRITA EM CONFLITO NO PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO POLÍTICA DAS QUEBRADEIRAS DE COCO DA ESTRADA DO ARROZ, IMPERATRIZ/MA
Isaias Martins de Melo Junior
7. HISTÓRIAS DE VIDA E NARRATIVAS CAMPONESAS SOBRE OS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS NA COMUNIDADE GLEBA TAUÁ- BARRA DO OURO- TO
Joice Santos da Silva,
8. “A RESISTÊNCIA DE BROMÉLIAS E VITÓRIAS RÉGIAS: narrativas femininas frente à mineração.
Francisca Érica dos Santos Souza e Jondison Cardoso Rodrigues.
Tarde:
9. ESCOLA E IDEOLOGIA EM SERRA PELADA: O PROCESSO DE ESQUECIMENTO DA LUTA DOS GARIMPEIROS E A REPRODUÇÃO DOS INTERESSES DO GRANDE CAPITAL
Luiza Maria Paixão Lepos
10. MAPEANDO SIGNIFICADOS: CARTOGRAFIA SOCIAL DOS MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO
Tainã Miranda de Souza
11. COMUNIDADE VIVA DEUS: TRAJETÓRIAS, LUTAS E RESISTÊNCIAS EM DEFESA DA REFORMA AGRÁRIA
Betânia Oliveira Barroso, Marcos Moreira Lira, Jean PierreViana
12. MOVIMENTO DAS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU: FORMAÇÃO DE UMA IDENTIDADE COLETIVA
Zuleide Sousa Queiroz
13. “A BEIRA DO RIO É O NOSSO LUGAR”: OS IMPACTOS SOCIOESPACIAIS DA USINA HIDRELÉTRICA DE ESTREITO (MA) NO ACAMPAMENTO CORAGEM
Laylson Mota Machado
14. PRÁTICAS CULTURAIS DOS GRIÔS DA COMUNIDADE DONA JUSCELINA:USO DAS ERVAS COMO MEDICINA ALTERNATIVA REFLEXÕES INTERDISCIPLINARES.
Rosane Gomes de Araújo
GT 2 – RELIGIÃO, MEMÓRIAS, TRAJETÓRIAS: Fronteiras interdisciplinares.
1. A construção da identidade dos primeiros participantes da Pastoral da Juventude de Imperatriz – MA
Antônio Jackson Uchôa Sousa (Go-UFMA)
2. Fontes e imagens da história do protestantismo e do catolicismo em Imperatriz-MA.
Simone Caldas Leão (Go-UFMA)
3. Consagração a Nossa Senhora pelo Método Montfortino: a construção da identidade e as implicações nas relações dos consagrados com outros grupos pertencentes a Igreja Católica na cidade de Imperatriz-MA.
Polyanna Almeida Frota (Go-UFMA)
4. Família Religiosa e Missão: notas sobre a presença da Ordem dos Frades Menores em Bacabal/MA.
JádsonRudson Rodrigues Lemos (Mo- UFMA)
5. Religião e Política: as estratégias das Assembleias de Deus na Política Brasileira (1986 – 2018).
Bezaliel Alves Oliveira Junior (Mo- UFMA)
GT3 – TRABALHO E RESISTÊNCIA EM TERRITÓRIOS RURAIS. (Apresentação especial – somente dia 07 pela manhã).
1. MULHER, GÊNERO E ORGANIZAÇÃO POLITICA NO ASSENTAMENTO OZIEL- MST: PORTO FRANCO-MA
Alessandra da Conceição Morais (UFT) eDrª Rejane Cleide Medeiros de Almeida (UFT).
2. A RESISTÊNCIA DAS MULHERES ATINGIDAS POR BARRAGEM NA LUTA PELO TERRITÓRIO ILHA VERDE EM BABAÇULÂNDIA (TO).
Mariane Emanuelle da Silva Lucena (UFT), Chirlene Alves dos Santos (UFT).
3. O PROCESSO DE MIGRAÇÃO DA JUVENTUDE CAMPONESA DO P.A OZIEL ALVES PEREIRA/ CACHOEIRINHA-TO.
Bruno Emanuel Barbosa da Silva (UFT) e Fernando Santos Alves (UFT).
4. MIGRAÇÃO EM ASSENTAMENTOS RURAIS NO NORTE DO TOCANTINS: OS CASOS DO P.A PRIMEIRO DE JANEIRO E DO P.A PINGO D`ÁGUA.
Flávia Queiroz da Conceição (UFT); Franciel Alves Carvalho Borges (UFT) e Josenilda Gonçalves de Brito (UFT).
GT4 – “DESENVOLVIMENTOS” EM QUESTÃO: Conflitos, resistência e diálogos entre populações tradicionais, trabalhadores, sociedade regional, interesses públicos e privados na amazônia oriental. (Apresentação especial somente no dia 7 pela manhã).
1. CONFLITOS POLÍTICOS E INVISIBILIDADE SOCIAL NA CONSTRUÇÃO DA TERRITORIALIDADE: Formação do bairro Planalto Falcão.
Autorxs: João da Conceição Silva, Napoleão de Sousa Carvalho Junior e Karina Araújo Lopes
2. DESTERRITORIALIZAÇÃO DE MORADORES ATINGIDOS PELA CONSTRUÇÃO DA USINA HIDRELÉTRICA DE ESTREITO – MA: Análise dos impactos socioambientais.
Autorxs: Karina Araújo Lopes, João da Conceição Silva, Camila Ramos Santos, Luciana Costa de Sousa e Igor Icaro Chaves da Silva
3. O DESENVOLVIMENTO NA REGIÃO SUDOESTE MARANHENSE: dimensões socioeconômicas da fronteira agrícola no Norte/Brasil.
Autor:Jessé G. Cutrim
4. GRANDES EMPREENDIMENTOS NA TRANSAMAZÔNICA MARANHENSE: necropolítica e resistências.
Autora: Juliana Martins Pereira
5. A LUTA AGRÁRIA E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE QUILOMBOLA NA COMUNIDADE SANTO ANTÔNIO DOS PRETOS, EM GRAJAÚ-MA.
Autorxs: Allyson Bruno Pereira Ramos, Carlos André Colins dos Santos, Josenildo de Jesus Pereira e Kelly dos Santos Araújo
6. OS GRANDES PROJETOS PÓS-AMAZÔNIA LEGAL E A INVISIBILIDADE DO MODOS DE VIDA DAS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU DO OESTE MARANHENSE.
Autora: Vanusa da Silva Lima
7. A LÓGICA DO CAPITAL E AS FORMAS COMUNITÁRIAS DE RESISTÊNCIA: modo de vida tradicional e educação formal entre os Tenetehar da aldeia Morro Branco em Grajaú-MA.
Autor: Samuel Correa Duarte
Trabalho selecionado para apresentação em pôster no GT – 04.
1. AGRICULTURA DE CORTE E QUEIMA E A PROBLEMÁTICA AMBIENTAL: elementos para análise em uma comunidade do município do Acará (PA).
Autores: Éberton da Costa Moreira e HeribertSchmitz
GT5 – INDIVÍDUO E SOCIEDADE: Intersecções e Fronteiras.
# SESSÃO 1
1. A HERMENÊUTICA CONSTITUCIONAL E A CONSTRUÇÃO DO PRINCÍPIO DA AFETIVIDADE: UMA NOVA PERSPECTIVA DO CONCEITO DE FAMÍLIA
Hugo Rocha Gomes Lima (ITESAG/UNISULMA)
2. ACOLHIMENTO COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DE ACESSO À TRANSSEXUAIS E TRAVESTIS NA ATENÇÃO BÁSICA
Welison Lucas Rodrigues Lima (UFMA), Alexandre Resende Silva (UFMA) e Emerson Rubens Mesquita Almeida (UFMA)
3. GÊNERO E CLASSE: UNIDADES E DIVISÕES SOB O CAPITALISMO
Fernando Brasil Alves (UFMA)
Francisco Wilson Leite da Silva(UFMA)
4. A PARTICIPAÇÃO FEMININA NEGRA NOS ESPAÇOS DE PODER NO JUDICIÁRIO DO MARANHÃO
Camila Risely Barbosa dos Santos (UFMA)
Denisson Gonçalves Chaves(UFMA)
# SESSÃO 2
1. CORINGA: O ROSTO DO CAOS SOCIAL
Mônica Juliana de Jesus Oliveira (UFMA)
Thiago Sousa da Silva (UFMA)
2. MANIFESTAÇÕES DE RUA: CAMINHADAS DE “HOMEM-MASSA”
Paulo Menis (UNISULMA- MA)
Greacy kelly Rodrigues azevedo (INESPO- MA)
3. MUDANÇAS NA ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL E OS JOVENS: ALGUMAS RELAÇÕES
Paulo Menis (UNISULMA- MA)
Greacy kelly Rodrigues azevedo (INESPO- MA)
4. ANÁLISE DA GARANTIA DO DIREITO POLITICO AO VOTO DOS PRESOS PROVISÓRIOS EM ESTABELECIMENTOS PENAIS NAS ELEIÇÕES DE 2018 NO ESTADO DO MARANHÃO
Bianca Silva Ferreira(UFMA)
Denisson Gonçalves Chaves(UFMA)
GT6 – POVOS INDÍGENAS, FRONTEIRA E PESQUISA: Diálogos Para Definição Do Estado Da Arte Na Amazônia Oriental.
1. Estudo comparativo de internatos capuchinhos à luz de mensagens dos governadores do Maranhão e Pará (período republicano).
Alana Pinheiro.
2. Etnohistória de povos indígenas: diálogo de saberes entre a história e a literatura.
Jackson Brito.
3. Gestão e Salvaguarda do acervo casa D’África.
Gabriela Almeida Ferreira
4. Casa D’África: Exposição “Antenada” em Fotografia e Audiovisual.
Wanderson Sousa
5. HISTÓRIAS E VIVÊNCIAS DOS POVOS INDÍGENAS APINAYÉ
Andreia Cristina Santos
GT 7 – EDUCAÇÃO NAS FRONTEIRAS: sujeitos, direitos e práticas.
1. “CIDADANIA: inexequível só pela educação e inexecutávelsem educação”.
GreacyKelly Rodrigues Azevedo E Paulo Menis.
2. “PERFILSÓCIO DEMOGRÁFICO, ECONÔMICO E CULTURAL DAS (OS) ESTUDANTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UEMASUL”.
ConceiçãoDe Maria Amorim E Crisleide Do Socorro Nascimento Souza.
3. “DIÁLOGOSSOBRE ALIMENTAÇÃO E EDUCAÇÃO: um caminho possível”
GreacyKelly Rodrigues Azevedo E Paulo Menis.
4. “EDUCAÇÃOCATÓLICA E CULTURA ESCOLAR EM BACABAL/MA: uma agenda de pesquisa”.
JádsonRudson Rodrigues Lemos E Maria Aparecida Corrêa Custódio.
5. “CRIANÇAS ABRIGADAS E O ESTIGMA NO AMBIENTE ESCOLAR”.
Jéssica De Sousa Lima.
6. A INVISIBILIDADE NEGRA NOS PROCESSOS ESCOLARES: reflexões sobre práticas educativas em séries iniciais do ensino fundamental em uma escola pública de Araguaína-TO.
Juscelino Laurindo dos Santos e Rejane C. Medeiros de Almeida
7. “OPENSAMENTO ABISSAL DE BOAVENTURA DOS SANTOS: algumas aproximações com o cenário político brasileiro”.
Patrícia Alves Silva.
8. AS NARRATIVAS INFANTIS COMO ELEMENTO DE COMPREENSÃO DA CULTURA DA ESCOLA
Mariana Matos Silva E Herli de Sousa Carvalho
GT 8 – MEMÓRIA, HISTÓRIA E NARRATIVAS AFRO-DIASPÓRICAS.
1. Resistências das Quitandeiras no Século XIX e Sobrevivências no Cotidiano Imperatrizense
Joyce Melo da Costa
2. “‘Mosaico de vozes e olhares’: experiências com contos africanos no Grupo Trupe PaneirosD´Histórias
Maria do Socorro Camelo Sousa
Shirlene Pereira Almeida
3. Inclusão étnico-racial: diálogos entre a história e a literatura na educação básica e na universidade
Oziel Washington David Moreira
4. Quem sou eu? Debate sobre identidade afro-indígena na escola/Lei 11.645/08
Maria Raimunda Santana Fonte
5. A Lei Federal 10.639/2003 e o ensino de História na rede estadual em Itupiranga/PA
Vera Lúcia Martins de Lima Rosa
Dia 08, sexta-feira
GT 2 – RELIGIÃO, MEMÓRIAS, TRAJETÓRIAS: Fronteiras interdisciplinares.
1. “Não existe esse negócio de religião no nosso povo”: Crenças Krikati a partir de suas narrativas.
Leandro Araújo da Silva (Mo- UFMA)
2. Ações Sociais no Centro Espiritualista Filhos do Oriente Maior: Um Estudo Sobre Tradição e os Sujeitos Religiosos no Terreiro Da Cigana Zazuléia.
Ana Silvia Oliveira Marques (Go-UFMA)
3. Religião e Identidade: uma análise a partir dos ciganos em São João do Paraíso-Ma e a crença em Santa Sara Kali.
Janeide da Silva Cavalcante (Mo-UFMA)
4. Da mesa ao terreiro, do terreiro a mesa: estudo sobre as particularidades da Tenda São Jorge Guerreiro de Tocantinópolis – TO.
Bruno Barros dos Santos (Mo- UFMA)
5. Ateus e Agnósticos nas instituições de ensino superior de Imperatriz/MA: uma análise sobre identidade social.
Thiago Vasconcelos Silva (Mo- UFMA)
GT5 – INDIVÍDUO E SOCIEDADE: Intersecções e Fronteiras.
1. CORINGA: O ROSTO DO CAOS SOCIAL
Mônica Juliana de Jesus Oliveira (UFMA)
Thiago Sousa da Silva (UFMA)
2. MANIFESTAÇÕES DE RUA: CAMINHADAS DE “HOMEM-MASSA”
Paulo Menis (UNISULMA- MA)
Greacykelly Rodrigues azevedo (INESPO- MA)
3. MUDANÇAS NA ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL E OS JOVENS: ALGUMAS RELAÇÕES
Paulo Menis (UNISULMA- MA)
Greacykelly Rodrigues azevedo (INESPO- MA)
4. ANÁLISE DA GARANTIA DO DIREITO POLITICO AO VOTO DOS PRESOS PROVISÓRIOS EM ESTABELECIMENTOS PENAIS NAS ELEIÇÕES DE 2018 NO ESTADO DO MARANHÃO
Bianca Silva Ferreira(UFMA)
Denisson Gonçalves Chaves(UFMA)
GT6 – POVOS INDÍGENAS, FRONTEIRA E PESQUISA: Diálogos Para Definição Do Estado Da Arte Na Amazônia Oriental.
1. TRAJETÓRIAS SOCIOESPACIAIS DOS MORADORES DA ALDEIA SÃO JOSÉ COM A CIDADE DE TOCANTINÓPOLIS.
Carina Alves Torres e Kênia Gonçalves.
2. MOVIMENTO INDÍGENA NA FRONTEIRA: Liderança, protagonismo e resistência Krikati na Amazônia maranhense.
Leandro Araújo Sousa.
3. A reportagem multimídia ‘não é todo mundo que sabe chorar’ – o fim do luto dos Apinayé no ritual do Parkapê”: usos do jornalismo digital para a democratização da comunicação.
Isabel M Lima Sousa.
4. TRAJETÓRIAS EM EDUCAÇÃO INDÍGENA: UM ESTUDO A PARTIR DE NARRATIVAS APINAJÉS.
Marco Antônio A. Silva e Marisa Marinho Dias
GT 7 – EDUCAÇÃO NAS FRONTEIRAS: sujeitos, direitos e práticas.
9. “POLÍTICASPÚBLICAS: o assistente social na promoção da política pública de ações afirmativas para negros”.
Aline De Sousa Santos Almeida E Ramon Luis De Santana Alcântara.
10. “ENTREO DITO E O NÃO DITO: juventude negra, educação, ações afirmativas e perspectiva de futuro”.
AlineDe Sousa Santos Almeida.
11. “ENTREDISCURSOS E SABERES: a escola como espaço reprodutor da invisibilidade indígena”,
Cynthia Helena Chaves Oliveira.
12. “MATERIALIZAÇÃODA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO AMAZÔNICO: uma análise macro-micro na Escola de Aplicação da UFPA”.
FelipeMatheus S. B. Oliveira, Éberton Da Costa Moreira, Ana Paula S. Farias E Natália Camila F. De Souza.
13. “SER PROFESSORA EM AMARANTE DO MARANHÃO”
João Cândido Carvalho Marinho.
14. “A PROFESSORA DE ARROZ: o currículo na percepção de crianças do campo”.
John Jamerson Da SilvaBrito E Débora Guimarães De Almeida.
15. “CONFLITOE COERCITIVIDADE NA ESCOLA INDÍGENA: perspectivas simmeliana e durkheimiana”.
Karitânia Dos Santos Araújo.
16. “ATEORIA E PEDAGOGIA QUEER COMO PERSPECTIVAS PARA (DES)CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO”.
John Jamerson Da Silva Brito E Jônata Ferreira De Moura
GT 8 – MEMÓRIA, HISTÓRIA E NARRATIVAS AFRO-DIASPÓRICAS.
1. Beyondthewalls: ensino, pesquisa e extensão no IFTO
Hélio Márcio Nunes Lacerda
2. Programa de Apoio ao Estudante Quilombola (PAEQUI): uma política de ação afirmativa através do ensino
Karla Leandro Rascke
Silvia Cristina Farias da Silva
Taynara Oliveira Lopes
DhuliaBraina Leite Lima
3. O ensino de história da África nos cursos de História da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) e Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
Karla Leandro Rascke
Tais Queiroz Souza
Dyelmison Roldão Lopes Freitas
4. Is it becauseI’mblack?: reggae, racismo e resistência no Maranhão
Camila de Sousa Cunha